"Culminância do projeto de Leitura e Escrita 2023"

 

A Escola Adgina Pires Ramos, localizada no município de Juru/PB, realizou nesta última sexta-feira 24 de novembro de 2023 a culminância do projeto leitura e escrita que teve como tema central para ser trabalhado Educação Transformadora: Educando numa Perspectiva Humanista. Foram expostos os trabalhos realizados no ano letivo de 2023, separados por salas temáticas nas áreas de Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática. 

Veja abaixo registros do que foi exposto:














Com o auxílio da @Educação Gameficada, os alunos da Escola Adgina concluíram o nosso projeto de desenvolvimento de jogos matemáticos.  
A matemática também se aprende brincando, e foi isso que os alunos da Escola Adgina compartilharam com a sociedade escolar e civil do município. Os jogos desenvolvidos abordam diferentes conceitos matemáticos, de forma lúdica e divertida.

Contudo, também foram expostos vários trabalhos de ciências, como modelos anatômicos, maquetes de DNA e entre outros, produzidos pelos alunos na disciplina de ciências.

  Na área de Ciências da Natureza e matemática destacamos :











Seguindo em diante por esta viagem ao mudo da leitura e da escrita abordaremos agora a sala temática de Linguagens. 

Na sala temática O MUNDO MULTIFACETADO DA LINGUAGEM E DA LITERATURA tivemos o acolhimento com os personagens Romeu e Julieta, chá literário e exposição de vários trabalhos produzidos pelos alunos (maquetes, trioramas, painéis, livro hexagonal) baseado nas leituras que os mesmos fizeram no decorrer do ano, literatura de cordel e exposição de textos feito pelos alunos "Viajando pela leitura eu escrevo minha história" , self service dos gêneros textuais, autobiografias, também tivemos jogos gramaticais e sobre as emoções e contrução de boneca abayomi com mensagens de conscientização sobre a consciência negra.

Veja abaixo registros dessa magnífica viagem no mundo da leitura:

















Nesse momento desembarcaremos no mundo da ciências humanas... História Geografia e demais disciplinas abordadas na área.

A Construção da Cidadania à luz da Conquista dos Direitos Sociais 


OBJETIVO GERAL: 

Considerar os Direitos Humanos como um desdobramento da ética, valorizando o direito à vida, a paz, a dignidade humana, a justiça social, o desenvolvimento, a Democracia.

 Articular a ideia de uma cidadania, eticamente comprometida com a realidade social, consciente de seus direitos e deveres, sobretudo no que diz respeito a equidade, igualdade e justiça social.


A partir da abordagem da temática foram desenvolvidas oficinas enfocando a negação de direitos humanos em diferentes tempos e espaços ao longo da história. Na História brasileira trabalhamos a luta dos negros pela conquista de direitos a partir da escravidão enfocando as formas de violência, castigos, torturas, o preconceito e o racismo. Dando ênfase as formas de resistência e a gradual e lenta conquistas de direitos. Analisamos a escravidão durante o Ciclo da Cana de Açúcar, o Ciclo do Ouro e o Ciclo do Café. Os alunos das turmas do 8º ano, Foram produziram maquetes, painéis para demonstrarem a compreensão.

Nas turmas do 9º ano foram abordados a negação dos direitos humanos no contexto das Guerras Mundiais, a Guerra Fria, conflitos e a lógica dominante do imperialismo, trouxemos ao debate os atuais conflitos como Guerra da Ucrânia e Conflito Israel x Hamas. Por trazer de forma mais intensa a tortura, violência foi dado ênfase ao Holocausto, sendo produzido em forma de Maquete o Campo de Concentração Auschwitz e os horrores vivenciados pelos judeus. Além de maquetes foram produzidos Mural com Linha do Tempo do Holocausto, Histagran do Conflito Israel x Hamas.  

Durante as aulas os alunos tiveram acesso a vídeos, filmes, exploração de imagens, leitura e discussão de textos, slides.

De modo geral, avaliamos que ações dessa natureza enriquece o repertório cultural dos alunos além de prepara-lo para construção de uma subjetividade pautada em valores éticos e morais necessários a construção de uma nova sociedade.

Veja agora registros fascinantes dos trabalhos citados acima:















Não paramos por aí, os professores de artes e Educação Física abordaram junto com os alunos a questão do Autocuidado, algo muito importante para ser trabalhado em sala de aula e que foi exposto pra todo os visitantes. Ademais, foram realizado enxames de bioimpedância, cujo principal objetivo é a avaliação do corpo por completo como:

IMC, gorduras totais e vicerais, densidade óssea, idade metabólica, peso, altura, e demais taxas ligadas a avaliação de bioimpedância.

Veja agora os registros obtidos da sala "A Linguagem do Autocuidado"











 Inscreva-se no nosso blog e não perca nenhuma informação relacionada a nossa instituição de ensino.

É a Escola Adgina Pires Ramos Ajudando a Traçar o seu Futuro!

Comentários

  1. Parabéns a todos envolvidos, de modo especial aos alunos por todo empenho e compromisso.Excelente trabalho!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

ESCOLA DE CAMPEÕES: Alunos da Escola Adgina Pires Ramos são medalhistas de ouro e Bronze na Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE)

Culminância do Projeto "Tecendo Saberes, Transformando Realidades"

TECENDO SABERES- TRANSFORMANDO REALIDADES: UM PROJETO DE LEITURA E ESCRITA INTERDISCIPLINAR